Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Motor - Ventoinha

 
S.O.S. publicado em: 14/05/2007
Enviado por: Marcelo Bezerra (Rio de Janeiro, RJ)
Características do carro: Monza Club 2.0 EFI, 1994, gasolina + GNV

Dúvida: em relação aos estágios do eletro-ventilador (ventoinha), gostaria de saber se é normal entrar direto no segundo estágio (alta rotação) quando o ponteiro atinge o meio do curso (sem o ar-condicionado estar ligado)? O que noto é a ventoinha sempre funcionado quando paro em um sinal. Então a temperatura começa a cair chegando quase a frio total (um pouco acima) e a ventoinha desarma. Quando o ar-condicionado está ligado a ventoinha fica no primeiro estágio (baixa rotação) e, de vez em quando, entra no segundo estágio (alta rotação). A ventoinha não deveria manter o ponteiro estabilizado em uma temperatura normal de funcionamento?.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Marcelo, tenho um Monza GLS 96 completo e o ventilador radiador funciona da seguinte maneira: com ar-condicionado desligado, o motor aquece até o ponteiro do marcador de temperatura chegar ao meio de escala; o ventilador do radiador entra na primeira velocidade (mais baixa) até o motor ser resfriado, deixando o ponteiro do indicador de temperatura do motor um pouco acima da marca branca (1/4 de escala). Com o ar desligado nunca entrou a segunda velocidade.  Com ar-condicionado ligado, de início entra a primeira velocidade (mais baixa) mesmo com motor frio. Algum tempo depois entra a segunda velocidade (mais alta) por algum tempo e entra a primeira velocidade, alternando as duas conforme a necessidade. O marcador de temperatura do Monza não fica estabilizado no meio de escala e conforme o ventilador entra e resfria o motor o ponteiro abaixa. OBS: Se o motor está funcionado há mais de 10 minutos e em qualquer condição o ponteiro de temperatura ficar na marca azul de escala ou abaixo, é sinal de defeito na válvula termostática, ou falta dela.

S.O.S. publicado em: 17/04/2007
Enviado por: Gilvan Jr. (Viamão, RS)
Características do carro: Monza SL/E, 1988, álcool

Dúvida: a ventoinha, além de demorar para ligar, liga em uma velocidade muito baixa. Gostaria de saber se o correto é a ventoinha soprar para frente do veículo ou sugar para o lado do motor.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Gilvan, o ventilador do radiador quando está funcionando suga o ar externo, ou seja, sopra para dentro do motor; se soprar para fora (grade dianteira), o veículo poderá superaquecer quando estiver em movimento. Se a velocidade do eletro-ventilador não está correta, o ideal é substituir o componente defeituoso e verificar se o chicote não está com mal contato, ou se não há problemas de aterramento na carroceria.

S.O.S. publicado em: 11/04/2002
Enviado por: Antonio Yugiro Tamaru (São Paulo, SP)
Características do carro: Monza Classic, 1987, álcool

Dúvida: o carro está aquecendo quando utilizo o ar-condicionado, e morrendo nas retomadas. Em virtude disto, o ponto do distribuidor está adiantado para o motor não falhar. O hidramático ja queimou os discos devido aquecimento e a ventoinha só tem uma velocidade (nao sei se tem dois estágios).

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: o Monza equipado com condicionador de ar possui duas velocidades na ventoinha e a falta da 2ª velocidade provoca o superaquecimento no momento da utilização do ar. Procure por algum oficina especializada em elétrica para solucionar o inconveniente. A queima dos discos do câmbio automático nada tem a ver com a temperatura do motor. Na verdade, são discos que funcionam como os discos de embreagem, em constante atrito, o que resulta no seu desgaste com o tempo de utilização. A sua substituição faz parte da manutenção normal, assim como embreagem, pastilhas de freios e amortecedores.

 
Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados