Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Motor - Cabeçote

 
S.O.S. publicado em: 12/04/2005
Enviado por: Francisco Pessoa (São Pedro da Aldeia, RJ)
Características do carro: Monza SL/E 2.0, 1988, gasolina

Dúvida: existe alguma sequência e torque para apertar o cabeçote? E o comando de válvulas, possui regulagem?

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Francisco, para apertar o cabeçote existe sim uma sequência de aperto e torque. O torque é de 8 kgf, aproximadamente 60 graus. Já a sequência possui uma tabela específica. São 10 parafusos, a contar pela polia (correia), sendo que os parafusos de 1 a 5 são do lado do escapamento e os parafusos de 6 a 10 do lado da admissão. Começando sempre pelo meio, aperte na seguinte sequência:

1º parafuso 3 (meio)
2º parafuso 8 (meio)
3º parafuso 2
4º parafuso 4
5º parafuso 9
6º parafuso 7
7º parafuso 1 (perto da polia)
8º parafuso 6 (perto da polia)
9º parafuso 5 (perto do distribuidor)
10º parafuso 10 (perto do distribuidor)

O comando de válvulas não possui regulagem. As válvulas se ajustam quando os tuchos hidráulicos se carregam com a pressão de óleo do motor
.

S.O.S. publicado em: 06/09/2001
Enviado por: Vagner Barreto (São Paulo, SP)
Características do carro: Monza SL/E 2.0, 1991, álcool

Dúvida: comprei esse carro no começo do ano e, infelizmente, ele vem apresentando defeitos em cima de defeitos. Primeiramente foi a polia do virabrequim que quebrou. Troquei a polia na mecânica mais próxima de onde estava e o mecânico acabou não vendo que a capa de plástico, que cobre a correia dentada, foi corroída pela polia quebrada e um pedaço deste plástico acabou entrando no meio da correia e quebrando todos os balancins. Anteriormente a isso, eu me intrometi a trocar a água do radiador para colocar aditivo e, por falta de conhecimento, não tirei o ar que ficou no sistema. Não sei por que, o óleo do motor está sumindo do cárter e a água do radiador está se apresentado com óleo. Porém, o óleo não se mistura com água no cárter.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Vagner, pela descrição, creio que o problema seja de empenamento do cabeçote mas, também, não convém apenas retirar o cabeçote e plainar. Isso porque, em virtude da idade do carro e, provavelmente, pelo fato de o motor ter fervido, é bom que se verifique as guias de válvulas e os retentores também. É possível de se fazer um diagnóstico e, para isso, existe um aparelho de teste que nada mais é do que um manômetro acoplado à tampa da câmara de expansão, o qual permite analisar a elevação da pressão do sistema durante o seu funcionamento. Este teste não mostra exatamente se o problema é de cabeçote ou bloco mas, pela minha experiência, posso lhe afirmar que se trata de cabeçote (a possibilidade de ser um defeito no bloco do motor é muito remota).

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados