Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Elétrica - Partida

 
S.O.S. publicado em: 08/06/2010
Enviado por: Geovani (Juiz de Fora, MG)
Características do carro: Monza SL/E 2.0, 1991, gasolina

Dúvida: o meu Monza ficou parado por dois meses e, ao tentar ligá-lo, não deu a partida. Contudo, as luzes e o painel acendem. Cheguei até a pegar uma bateria emprestada, mas sem solução.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Geovani, para saber realmente o que ocorre com seu Monza, somente com uma avaliação com o carro pressente. Deve-se avaliar se chega sinal de partida no motor de arranque, levando-se em conta que a bateria está em ordem e fornecendo a carga correta para a partida e o aterramento entre motor/câmbio e carroceria também está de acordo. Do contrário, o problema poderá ser do motor de arranque ou do sinal no comutador de partida, o qual passa pelo alarme antifurto original de fábrica e entra no motor de arranque. Uma falha nessa linha poderá causar o sintoma.

S.O.S. publicado em: 05/06/2008
Enviado por: Sergio Stringhini Jr. (Severinia, SP)
Características do carro: Monza GLS 2.0 EFI, 1994, álcool

Dúvida: ao parar o veículo o desliguei normalmente mas quando fui dar partida novamente não pegou. O motor vira normalmente mas não havendo centelha nas velas. Na bobina existem quatro e quando viro a chave não há voltagem nenhuma.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Sergio, a bobina de alta tensão do Monza EFI tem um conector com 4 fios. Ela recebe tensão 12v pós chave (aparece com a chave de ignição ligada). Dois dos fios vão ligados ao módulo HEI (dentro do distribuidor) e o outro apenas para o tacômetro (conta-giros do painel de instrumentos). Ainda tem o fio saída de alta tensão, que vai conectado na tampa do distribuidor. Se com a ignição ligada não aparece tensão em nenhum dos terminais da bobina, significa que o problema poderá estar no comutador de partida (fica junto ao cilindro do miolo de chave, na coluna de direção); alarme que foi instalado ocasionando o problema; ou chicote partido. Caso a bobina esteja sendo alimentada com 12v ao ligar o contato de ignição e, ao virar o motor não aparece faísca nas velas ou na saída da bobina, deve ser observado o seguinte:

1) Ao ligar a chave de ignição a bomba de combustível vira por alguns segundos e pára. Depois ao acionar o motor de partida a bomba volta a funcionar ou se ela fica parada.
2) Caso a bomba de combustível não funcione ao acionar o motor de partida, poderá ser: correia dentada quebrada, comando de válvulas quebrado, bobina impulsora aberta, módulo HEI defeituoso ou chicote partido.
3) Caso a bomba de combustível funcione, pode ser: módulo de injeção eletrônica, módulo HEI ou chicote partido.

 

Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados