Monza Clube

Patrocinadores Classificados Agenda de Eventos Novidades Imprensa Notícias GM Facebook
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Acessórios - Alarmes

 
S.O.S. publicado em: 12/05/2010

Enviado por: William Saraiva (Rio de Janeiro, RJ)

Características do carro: Monza SL/E 2.0 EFI, 1993, álcool

Dúvida: o alarme original de fábrica _cujo "controle" é um imã que desativa o sistema no parabrisa_ está fora de uso, mas ele está armando sozinho. Existe algum botão para desabilitá-lo?

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: William, infelizmente não existem botões que desativam o alarme original. Para ser desativado definitivamente, o alarme deverá ser removido do carro e refazendo-se o chicote, já que várias ligações elétricas do veículo passam por ele. Ou, então, pelo menos retirar suas alimentações de 12V. Um auto-elétrico resolverá esse problema com facilidade.

S.O.S. publicado em: 11/04/2002

Enviado por: Erico Mendonça (Brasília, DF)

Características do carro: Monza SL/E 2.0 EFI, 1992, gasolina

Dúvida: o alarme original está disparando após 1 minuto do seu acionamento. Será que há infiltração de água? Como faço para retirar o rádio? A luz do porta-malas não está acendendo, sendo que a lâmpada e os fusíveis estão normais.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: o disparo do alarme original realmente pode ser em virtude de infiltração de água. Aliás, é um problema muito comum mas, também, não descarte a possibilidade de algum sensor estar falhando, assim como o de abertura de portas. A remoção do rádio original requer as chaves para puxá-lo. Recomendo que você passe por alguma casa de acessórios que, com certeza, eles irão retirar o rádio em menos de um minuto. Com relação à luz do porta malas, você deve checar a continuidade dos fios, desde a caixa de fusíveis até o conector da lâmpada. Verifique também o sensor de abertura do porta-malas que, em geral, costuma apresentar defeito.

S.O.S. publicado em: 17/10/2001

Enviado por: Carlos Vinicius de Andrade Holder

Características do carro: Monza SL/E 2.0 EFI, 1993, gasolina

Dúvida: o alarme original (o de imã) , quando acionado, dispara após um minuto de acionamento (sem que as portas sejam abertas).

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Carlos, muitas vezes o problema pode ser em um dos interruptores de porta, porta-malas, cofre do motor ou mesmo o aterramento do toca-fitas. Ocorrendo isso, o alarme realmente irá disparar. Tenho visto, também, alguns casos em que a infiltração de água na sirene, onde se encontra o módulo, provoque tais problemas ou mesmo o não funcionamento do alarme.

S.O.S. publicado em: 04/10/2001

Enviado por: John (Betim, MG)

Características do carro: Monza SL/E, 1990, gasolina

Dúvida: meu carro tem um alarme marca Hlarme, o qual penso ser original de fábrica, mas não funciona e, por isso, gostaria de obter o esquema elétrico do mesmo. Encontrei um fio de cor branca desligado, mas nao sei o local correto para religá-lo. Gostaria, também, de saber o funciomento correto deste alarme, ou seja, ao ligá-lo ele teria que acionar as travas da porta e fechar os vidros?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: John, este alarme realmente é original do veículo e o acionamento é feito através de um imã que deve ser colocado em contato com o sensor localizado em ambos os lados do pára-brisa. Este alarme é ligado nas portas, capô do motor, porta-malas e toca-fitas e, para impedir o roubo, ele interrompe o funcionamento do motor de partida. Trata-se apenas de um sensor de proteção, não estando ligado às travas ou vidros elétricos. Para acionar, basta passar o imã no sensor tão logo se tranque o carro e, para desligar, passe o imã novamente que o alarme aciona um temporizador para que, em até 15 segundos, você ligue o contato, evitando assim que o mesmo dispare. O fio branco nada mais é do que um aterramento para o toca-fitas. Normalmente, o alarme não se encontra mais em funcionamento devido à infiltração de água na sirene, onde se localiza o módulo. Já o  esquema elétrico você poderá conseguir diretamente com o fabricante Eletrometal através do telefone 0800194766.

S.O.S. publicado em: 03/05/2001

Enviado por: Sérgio Moacyr Velleda Silva Gomes (Porto Alegre, RS)

Características do carro: Monza SL/E 1.8 EFI, 1992, gasolina

Dúvida: o controle do alarme original foi perdido. Seria possível conseguir outro?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: o alarme original é controlado pela chave de contato. Na verdade, o que ele possui no pára-brisa é apenas uma chave que é acionada magneticamente e tem, como função, ativar o temporizador para permitir a abertura da porta e acionar a chave de contato sem que este dispare num curto espaço de tempo. Como disse antes, o controle é apenas um imã e pode ser comprado em qualquer concessionária ou até mesmo em casas de acessórios.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados